Amor ao Próximo: O Convite Divino para Vivermos na Compaixão e na Caridade
Amor ao Próximo - 13/02/2026
Queridos filhos e filhas amados, escutai a palavra do Senhor, que nos convoca a uma vida de amor, especialmente ao próximo, como expressão do Seu amor infinito que habita em nossos corações. Assim como Jesus Cristo nos ensinou com Sua vida e Seus ensinamentos, somos chamados a amar uns aos outros de maneira concreta e generosa.
O amor ao próximo é a essência do mandamento maior. Jesus nos lembra: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22,39). Este mandamento não é apenas uma sugestão, mas uma ordem divina que revela o coração de Deus para conosco. Quando amamos ao próximo, estamos refletindo a luz do amor de Deus que nos foi concedido gratuitamente.
Na parábola do Bom Samaritano, Jesus nos mostra que o amor ao próximo vai além das palavras, exige ação. O samaritano, mesmo sendo considerado inimigo por muitos, teve compaixão e cuidou do homem ferido na estrada. Assim também, somos chamados a olhar com misericórdia, sem distinção de raça, condição social ou religião. Pois o amor de Deus não conhece limites nem barreiras humanas.
Amar ao próximo é uma oportunidade de sermos instrumentos de paz e de esperança no mundo. Cada gesto de bondade, cada palavra de incentivo, cada ato de solidariedade é uma semente do Reino dos Céus. Como nos ensina São João, “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus” (1 João 4,7). E esse amor deve transbordar de nossos corações para todos que encontramos em nossa jornada.
Lembrai-vos, queridos irmãos e irmãs, que ao amar ao próximo, também nos aproximamos mais de Deus. Pois Ele é amor e habita em nós quando praticamos a misericórdia. Não deixemos de ser luz neste mundo sombrio, levando o amor de Cristo a cada pessoa que cruzar nosso caminho.
Que o Espírito Santo nos fortaleça na prática do amor verdadeiro, que é paciente, benigno, humilde e misericordioso. Que nossas ações sejam reflexo do amor de Deus, para que todos possam ver e glorificar o Pai que está nos Céus.
Permaneçamos firmes na esperança e na caridade, pois o amor é o maior de todos os dons. E, ao vivermos o amor ao próximo, estamos seguindo os passos de Jesus, nosso Salvador, que nos ensinou a amar até o extremo.
Que a paz de Cristo esteja sempre em nossos corações, guiando-nos a uma vida de verdadeira compaixão e dedicação ao próximo. Amém.