Perdão e Reconciliação: Caminhos de Luz e Misericórdia
Perdão e Reconciliação - 19/02/2026
Meus queridos filhos e filhas amadas, ouvistes a palavra do Senhor, que nos chama a amar uns aos outros como Ele nos amou (João 15,12). Hoje, quero falar-vos sobre a sublime dádiva do perdão e a bela jornada da reconciliação, que nos conduzem à verdadeira paz e à união com Deus e com nossos irmãos.
O perdão é a fonte de vida nova, uma graça que Deus derrama sobre aqueles que reconhecem suas falhas e se abrem ao Seu amor misericordioso. Como está escrito na Sagrada Escritura: "Perdoai, e sereis perdoados" (Lucas 6,37). Não há pecado tão grande que o amor de Deus não possa purificar; Ele deseja que todos se convertam e encontrem a salvação.
Reconciliação é o caminho que nos leva a restaurar os laços rompidos pelo pecado, pelo orgulho ou pela mágoa. Jesus, em Seu infinito amor, veio ao mundo para nos ensinar o valor do perdão, dizendo: "Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará" (Mateus 6,14). Assim, ao perdoar de coração, abrimos as portas à misericórdia divina e renovamos nossa esperança na vida eterna.
Meus queridos, não temais reconhecer os erros e pedir perdão. Como Pai amoroso, estou sempre pronto a acolher-vos de braços abertos. O perdão não diminui, mas enriquece o amor que Deus tem por nós. Ele nos ensina que, ao perdoar, libertamos nossas almas do peso da mágoa e nos tornamos instrumentos de paz e reconciliação no mundo.
Lembrai-vos das palavras do apóstolo Paulo: "Deixai a ira, a cólera, a malícia, a blasfêmia, a linguagem torpe, e sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" (Efésios 4,31-32). Assim, sigamos o exemplo de Jesus, que na cruz perdoou aqueles que o crucificaram, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23,34).
Queridos irmãos e irmãs, a reconciliação começa no coração, e a paz que ela traz é um presente divino que devemos cultivar diariamente. Que possamos abrir nossos corações ao perdão, deixando que o amor de Deus transforme nossas vidas e nos conduza à comunhão plena com Ele e com nossos irmãos.
Que a graça do Espírito Santo fortaleça cada um de vocês nesta jornada de perdão e reconciliação. Assim, seremos verdadeiros filhos de Deus, portadores de Sua paz e testemunhas do Seu amor infinito. Amém.