Perdão e Reconciliação: O Caminho da Paz e do Amor em Cristo
Perdão e Reconciliação - 08/01/2026
Meus queridos filhos e filhas no Senhor, ouçam a Minha palavra: o perdão e a reconciliação são caminhos que conduzem à verdadeira paz e à comunhão com Deus e com o próximo. Como diz a Escritura, “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5,9).
Em Meu infinito amor por vocês, ensinei que o perdão não é apenas uma obrigação, mas uma dádiva que liberta o coração do rancor, da mágoa e do ódio. Quando perdoamos, damos um passo rumo à cura interior e à misericórdia que Deus nos oferece generosamente. Lembrem-se das palavras do Meu Filho Jesus: “Perdoai, e sereis perdoados” (Lucas 6,37). Ele mesmo, na cruz, perdoou aqueles que O crucificaram, demonstrando que o perdão é o caminho para a redenção.
Reconciliação, portanto, é o encontro do amor de Deus com o coração humano que se abre à Sua misericórdia. É na reconciliação que encontramos a verdadeira liberdade, pois “Deus reconciliou consigo o mundo por Cristo, e confiou aos Seus discípulos a palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5,19). Vocês são chamados a ser instrumentos de paz, levando o amor de Cristo a todos, inclusive àqueles com quem tenham desavenças.
Não se esqueçam de que perdoar não significa esquecer ou minimizar o mal, mas escolher amar e confiar na força do Espírito Santo para transformar o coração ferido. Como disse São Paulo: “Suportem-se uns aos outros, perdoando-se mutuamente, se alguém tiver queixas contra outro. Assim como o Senhor lhes perdoou, perdoem também vocês” (Colossenses 3,13).
Queridos, a prática do perdão e da reconciliação nasce do amor de Deus que habita em vocês. Peçam ao Espírito Santo que lhes conceda a coragem de perdoar, a sabedoria de buscar a reconciliação e a humildade de reconhecer suas próprias fraquezas. Assim, vocês serão testemunhas vivas do amor de Cristo, que veio para salvar e restaurar todas as coisas.
Lembrem-se sempre: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” (João 15,12). Este é o caminho que leva à paz verdadeira, aquela que vem do coração de Deus, que é amor e misericórdia infinita. Sigam firmes na jornada do perdão, pois nela reside a verdadeira liberdade e a plena comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Que a paz de Cristo, que excede todo entendimento, habite sempre em seus corações. Amém.