Perdão e Reconciliação: O Caminho de Amor que Deus nos Concede
Perdão e Reconciliação - 21/07/2025
Meus queridos filhos e filhas no amor de Cristo, neste mundo tão cheio de desafios, há uma luz que nunca se apaga: o perdão e a reconciliação. São caminhos que Deus, em sua infinita misericórdia, nos oferece para vivermos em paz e harmonia, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que nos ensinou a amar até o extremo.
O perdão é uma dádiva divina, pois Deus mesmo nos perdoa de nossos pecados através de Jesus, seu Filho amado. Como está escrito na Palavra: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1, 9). Quando perdoamos, libertamos nossos corações do peso do rancor, abrindo espaço para a graça de Deus atuar em nossas vidas.
Reconciliação é o ato de restabelecer a comunhão com o irmão ou irmã que ofendemos ou que nos ofendeu. Jesus nos ensina: “Se tu estás ali trazendo a tua oferta ao altar, e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mateus 5, 23-24). Assim, o perdão não é apenas um sentimento, mas uma escolha concreta de amar e de buscar a paz.
Queridos irmãos, não sejais desencorajados se o perdão parecer difícil. Lembrai-vos do amor compassivo de Deus, que enviou seu Filho ao mundo para nos salvar e mostrar o caminho do perdão. Ele é paciente e misericordioso, esperando que também sejamos compassivos uns com os outros. Como diz a Escritura: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4, 32).
Que vocês se lembrem sempre de que o perdão e a reconciliação são atos de amor que refletem a imagem de Deus em nós. Ao perdoar, libertamos nossos corações de amargura; ao buscar a reconciliação, restauramos a comunhão com nossos irmãos e irmãs, tornando o mundo mais parecido com o Reino de Deus. Sigamos o exemplo de Jesus, que morreu por nós na cruz, para que pudéssemos ser reconciliados com Deus e uns com os outros.
Que a paz do Senhor esteja sempre em seus corações, guiando-os pelo caminho do perdão, da misericórdia e do amor verdadeiro. Amém.