BEN SIRA - Capítulo 46

1 Josué, filho de Nun, foi um soldado valente; e sucessor de Moisés como profeta. Conforme o seu nome diz , Josué tornou-se o grande salvador dos eleitos de Deus. Vingou-se dos inimigos que se levantaram, de modo a fazer Israel obter a sua herança.
2 Quão glorioso era ele quando levantava os braços e apontava a sua espada contra as cidades dos inimigos!
3 Quem antes foi como ele? Ele mesmo foi quem comandou o povo nas batalhas do Senhor.
4 Não foi pela sua mão que o Sol parou, de modo que um dia se converteu em dois?
5 Quando os inimigos o atacavam de todos os lados, ele clamou ao Deus altíssimo e soberano. O grande Senhor ouviu-o e fez cair pedras de granizo de enorme poder.
6 Desencandeou a guerra contra essa nação e na descida de Bet-Horon matou os que ainda resistiam, para que as nações conhecessem todas as suas armas, porque Josué lutava, tendo o Senhor diante de si.
7 Pois ele seguiu o Deus soberano. Já no tempo de Moisés, agira com compaixão, tanto ele como Caleb, filho de Jefuné. Ao ficarem firmes contra a congregação do povo, impediram-no de pecar, e terminaram com a sua maligna murmuração.
8 De todos os seiscentos mil homens em idade para o serviço militar, somente estes dois ficaram vivos, para conduzir o povo a tomar posse da sua herança, uma terra onde corre leite e mel.
9 O Senhor deu força a Caleb, que lhe durou até ser velho, de sorte que ainda pôde subir à região montanhosa que foi deixada por herança à sua descendência.
10 Isso aconteceu para que todos os israelitas soubessem que é bom seguir o Senhor.
11 Vieram os juízes, designados cada um pelo nome respetivo, cujo coração não se perverteu; nenhum deles se desviou do Senhor. Que a memória deles seja abençoada!
12 Os seus ossos floresçam nas suas sepulturas; e que o nome desses homens gloriosos perdure nos seus filhos!
13 Samuel foi amado pelo Senhor; como profeta do Senhor ele fundou um reino e ungiu os governantes sobre o seu povo.
14 Julgou a congregação do povo, de acordo com a lei do Senhor, e o Senhor olhou por Jacob.
15 Pela sua fidelidade mostrou que era de facto um profeta e pelas suas palavras foi reconhecido como vidente .
16 Quando era atacado, de todos os lados, pelos inimigos, clamou ao Senhor, Deus soberano, e ofereceu-lhe um tenro cordeiro em sacrifício.
17 E o Senhor trovejou do céu e com um forte estrondo fez ouvir a sua voz.
18 Ele acabou com os chefes de Tiro e com todos os governadores dos filisteus.
19 Antes da hora do seu eterno repouso, Samuel deu testemunho diante do Senhor e do seu ungido: «Nada recebi de outra pessoa, nem dinheiro nem um só par de sandálias.» E ninguém o pôde desmentir.
20 Mesmo depois de entrar no sono da morte, profetizou e anunciou ao rei o seu fim. Do fundo da terra ergueu a sua voz para profetizar a destruição da iniquidade do povo.
Conversar com Deus
Estou aqui para ouvir. Em que posso ajudar?
Interações anônimas. Nenhuma mensagem é armazenada.
💬