BEN SIRA - Capítulo 49
1
A lembrança de Josias é uma composição de incensos preparada pela arte de um perfumista. Essa lembrança é doce como o mel na boca de todos; é como a música num banquete com vinho.
2
Seguiu o bom caminho convertendo o povo, e destruiu as abominações da iniquidade.
3
Dirigiu o seu coração para o Senhor; em dias de iniquidade manteve a piedade.
4
À exceção de David, Ezequias e Josias, todos os reis de Judá abandonaram a lei do Altíssimo e a dinastia real de Judá terminou.
5
Pois entregaram o seu poder a outros e deram a sua glória a um povo estrangeiro.
6
Esse povo incendiou a cidade eleita do santuário, fez das suas ruas um deserto,
7
como tinha sido anunciado por meio de Jeremias; porque o maltrataram, a ele que fora consagrado profeta ainda no ventre materno, para arrancar, destruir e derrubar e também para construir e plantar.
8
Ezequiel teve uma visão gloriosa, que Deus lhe mostrou sobre o carro de querubins.
9
Pois ele lembrou-se dos seus inimigos e enviou uma tempestade contra eles, mas tratou bem os que seguiam os bons caminhos.
10
Que os ossos dos doze profetas floresçam nos seus túmulos, pois consolaram Jacob e o redimiram com uma esperança confiante.
11
Como havemos de contar a grandeza de Zorobabel? Ele era como um anel-sinete na mão direita de Deus.
12
E Jesus, filho de Josedec, também foi assim. No seu tempo Zorobabel e Josué reconstruíram uma casa e ergueram um santuário consagrado ao Senhor, preparado para ser famoso para sempre.
13
A lembrança de Neemias também é muito agradável. Reconstruiu as nossas muralhas, que tinham sido destruídas, colocou nelas portões e trancas e reconstruiu as nossas casas.
14
Aqui na terra nunca viveu ninguém como Henoc; pois também foi tirado da terra.
15
Nunca nasceu ninguém como José, que foi o chefe dos seus irmãos e o sustento do seu povo; os seus ossos foram tratados com todo o cuidado.
16
Sem e Set foram glorificados entre os homens; mas sobre todos os seres da criação está Adão.