PRIMEIRA CARTA DE JOÃO - Capítulo 4
1
Queridos amigos, não deem crédito a qualquer espírito, mas verifiquem se os espíritos são de Deus , porque há muitos falsos profetas espalhados pelo mundo.
2
É assim que podem reconhecer se alguém tem o Espírito de Deus: todo aquele que confessar que Jesus Cristo se fez homem é de Deus.
3
Mas todo aquele que não confessa isto acerca de Jesus não é de Deus. Este é o espírito do Anticristo de quem ouviram dizer que havia de vir. Pois bem, ele já está no mundo.
4
Meus filhos, vocês são de Deus e venceram os falsos profetas, porque aquele que vive em vocês é mais forte do que aquele que está nos que são do mundo.
5
Eles pertencem ao mundo; por isso falam à maneira do mundo, e o mundo dá-lhes ouvidos.
6
Mas nós pertencemos a Deus. Quem conhecer a Deus escuta-nos; quem não pertencer a Deus não nos ouve. É assim que nós podemos distinguir entre o Espírito da verdade e o espírito do erro.
7
Queridos amigos, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece-o.
8
Aquele que não ama não conhece a Deus, uma vez que Deus é amor.
9
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: enviou o seu Filho único ao mundo, para recebermos a vida por meio dele .
10
E esse amor consiste nisto: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para ser sacrifício de expiação pelos nossos pecados .
11
Queridos amigos, se Deus nos amou desta maneira também nós devemos amar-nos uns aos outros.
12
Nunca ninguém viu Deus . Se nós nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós e o seu amor realiza-se de forma perfeita na nossa vida.
13
A prova de sabermos que vivemos em Deus e Deus em nós é que ele nos concedeu participar do seu Espírito.
14
Nós vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo .
15
Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive nele e ele em Deus.
16
Nós sabemos e acreditamos que Deus nos ama. Deus é amor: aquele que vive no amor permanece em Deus e Deus nele.
17
Deste modo, o amor de Deus torna-se perfeito em nós, a fim de termos confiança para o dia do juízo, pois tal como ele é também nós somos neste mundo.
18
O amor não conhece o medo. O amor verdadeiro afasta o medo. Quem tem medo receia o castigo e, por isso, quem tem medo não é perfeito no amor.
19
Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
20
Se alguém diz que ama a Deus mas tem ódio ao seu irmão é um mentiroso. Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê!
21
O mandamento que Jesus nos deixou é este: aquele que ama a Deus deve também amar o seu irmão .